Adicione satisfação à rotina dos clientes no setor de saúde

Os provedores e pagadores do setor se saúde se concentram mais do que nunca na experiência do cliente e em como os pacientes avaliam as interações diárias com seus prestadores de cuidados e serviços.

Os prestadores de serviços de saúde estão investindo em ferramentas que possibilitem acompanhar a maneira como são percebidas pelo seu cliente, seja por meio das tradicionais pesquisas de opinião ou simplesmente observando a forma como os pacientes interagem com a empresa – seja através das mídias sociais, telefone, cartas ou em grupos selecionados.

Como já sabemos os consumidores de hoje tem a tecnologia a seu favor para se manter mais informados e por isso o nível de exigência é muito maior. Por isso é necessário uma abordagem que compreenda as necessidades desse consumidor, e cumpra com as suas expectativas.

Para conquistar seu cliente é preciso estar sempre atento aos canais de comunicação e as novas tecnologias, para implementar aquilo que melhore a rotina dos clientes no setor de saúde. Também é preciso prestar atenção em alguns dos pontos levantados a seguir:

Utilize ferramentas para um ter panorama completo das percepções da sua marca

Procure ferramentas de levantamento de dados para ajudar a determinar o nível de satisfação dos seus clientes. Faça uma análise continua dos dados de mídias sociais e qualquer outra citação online ao seu negócio. Ouvir o que seu cliente tem a dizer sobre você é a melhor maneira de solucionar questões em aberto e antecipar a solução de problemas futuros.

Procure criar uma cultura dentro da instituição que escute o que o paciente tem a dizer e tome as medidas necessárias para que o cliente saia satisfeito com a experiência que presenciou. Crie um ciclo contínuo de feedback para melhorar os resultados de marketing e retenção.

Você pode, por exemplo, criar uma espécie de conselho de clientes para ajudar a sua organização a melhorar em pontos que os clientes têm a real necessidade.

Saiba o que está sendo falando também sobre seus concorrentes

Ao monitorar seus canais de comunicação, além de procurar sempre dar uma resposta rápida para seus clientes, também é preciso observar o que seu público-alvo está falando sobre seu concorrente. Isso pode dar uma ideia do que é importante para ele e ajudar você a se posicionar.

Clientes insatisfeitos querem ser ouvidos e atendidos prontamente. Mesmo que você não seja o provedor atual desse paciente, chegar a ele primeiro vai demonstrar sua capacidade der resposta rápida e provavelmente você receberá comentários positivos e possivelmente futuros clientes.

Sempre se lembre do básico, e use isso para fidelizar seus clientes

Faça com que a jornada do cliente seja excelente de ponta a ponta. Ofereça empatia em todas as interações telefônicas, para que seus clientes sintam que estão falando com uma pessoa pronta para atender as suas necessidades. Use todos os pontos de contato com a sua empresa para fortalecer o vínculo com seus clientes. Reforce isso com a sua equipe, para que ela também tenha para si o hábito de tornar a experiência do paciente excelente.

Compartilhe as histórias de clientes fiéis a sua marca, e compreenda o que impulsiona o engajamento dos seus clientes mais envolvidos. Use isso para gerar novas ideias e criar fidelidade a sua marca.

Torne a satisfação uma rotina dos clientes no setor de saúde. Na era do consumidor, com maior poder de consumo e transformação digital rápida, escutar seu cliente é um diferencial que você não pode abrir mão. Valorize a singularidade de cada cliente.

Para melhorar ainda mais a satisfação do seu cliente baixe o Whitpiper da Genesys sobre Mapeamento da jornada do cliente: Uma abordagem “de fora para dentro” para oferecer excelentes experiências a seus clientes.