Aproveitando dados omnichannel para melhorar a experiência nas lojas físicas

Compartilhe:

Enquanto as marcas oferecem novas experiências no mundo digital, como oportunidades de interação nas mídias sociais e outras funcionalidades online, a experiência de fazer compras nas lojas físicas mudou bem pouco nos últimos anos.

Consumidores, acostumados às constantes recomendações personalizadas online, enfrentam fracas interações com vendedores nas lojas físicas, que raramente refletem suas necessidades ou sua história com a marca. A riqueza de informações que os clientes recebem online criou intensas expectativas que transcendem os canais de comunicação. Por isso, varejistas devem se reinventar para levar seus clientes às lojas e garantir que as interações no local sejam semelhantes às recebidas online.

Muitos varejistas já estão se dedicando às necessidades do cliente omnichannel, mas frequentemente deixam de integrar dados e insights humanos proporcionados pelas tecnologias. As marcas mais bem sucedidas em reter e aumentar sua participação no mercado são aquelas que encontram uma maneira de alcançar um alto nível de engajamento de seus clientes entregando uma experiência consistente por meio da implantação de recursos do digital na jornada de compras.

Um exemplo disso são as lojas que oferecem aos vendedores das lojas físicas soluções em tablet que permitem ter interações com os clientes que estão comprando na loja. Esse tipo de solução, no entanto, não explora todas as oportunidades, pois não proporciona um engajamento imersivo.

As marcas precisam permitir que seus vendedores acessem e usem dados mais densos dos consumidores, como engajamento omnichannel e histórico de compras, além de preparar funcionários para recomendar produtos, entender, prever e atender os clientes nas lojas físicas.

Toda vez que um cliente interage com uma marca, seja no site, retuitando uma oferta ou comprando na loja física, ele compartilha informações sobre sua personalidade. Os consumidores estão dizendo para as marcas o que querem e o que não querem, como gostam de comprar, quando estão dispostos a pagar pelo valor total ou precisam de um incentivo e vários outros dados valiosos.

Uma experiência omnichannel completa

O foco na comunicação com o cliente pode ser um desafio para marcas cujos canais são trabalhados separadamente, cada um operando com sua própria tecnologia, com seus próprios objetivos e lideranças.

No entanto, apenas as empresas capazes de quebrar as barreiras para montar um panorama completo dos consumidores independentemente do canal vão poder verdadeiramente engajar clientes online e offline.

O Genesys Omnichannel Desktop é o aplicativo de área de trabalho líder no mercado que permite que tanto os agentes como os especialistas gerenciem múltiplos canais e tenham uma visão global de todo o histórico da jornada do cliente. A solução é ideal para engajar clientes e proporcionar uma ótima experiência.

Com Smarter Commerce

Compartilhe: