Como contratar as pessoas certas para o SAC – Parte 1

Compartilhe:

Você concorda que um atendimento excepcional do cliente começa no processo seletivo de contratação? Saber como contratar as pessoas certas para o SAC é o primeiro passo em direção de realizar conquistas espetaculares. Akio Morita, o co-fundador da Sony uma vez disse de forma brilhante: “Não importa o quanto você é bom ou bem sucedido, ou o quanto você é esperto ou astuto, o futuro do seu negócio estão nas mãos de quem você contrata”. Mas como você encontra os melhores talentos em atendimento do cliente? E mais importante, como você sabe que eles são as pessoas certas para representar a sua marca e o servir aos seus clientes eficientemente?

Desafios e dores na hora da contratação

Caçar por pessoas para trabalhar em atendimento ao cliente não é tarefa fácil. Com frequência, o objetivo de uma empresa é simplesmente preencher uma posição ao invés do que de fato achar a pessoa certa. Além disso, algumas vezes, as pessoas com as qualificações, experiências e habilidades certas não têm a atitude certa e a mentalidade para se misturar com o seu time e se encaixar com os objetivos de seus negócios.

Estrelas de atendimento ao cliente podem ser encontradas em todas as áreas de mercados diferentes. Se você limitar sua busca e focar em um nível acadêmico específico, alguma particularidade na indústria ou certo número de anos trabalhados, você pode deixar passar vários candidatos com ótimo potencial. Um currículo só vai mostrar a experiência passada mas não diz nada sobre suas personalidades.

Esqueça o currículo, foque na entrevista

Quando você contrata para a área de atendimento ao cliente, entrevistar pessoas é a chave para entender quem elas são. A entrevista deve ser um exame, o tempo para seus potenciais candidatos para se abrirem e deixarem suas personalidades brilhar.

O candidato ideal para posições de atendimento ao cliente

Algumas vezes ficamos muito obcecados em contratar o candidato “perfeito”. Mas na realidade, é quase impossível encontrar um candidato ideal porque: a)eles já estão trabalhando em outras empresas;  b) você não poderá identifica-los apenas com base no currículo e na entrevista. As boas notícias são: não há necessidade em perseguir a perfeição. A coisa mais importante é saber o que procurar nos seus candidatos potenciais e deixar isso em mente durante essa entrevista enquanto pergunta suas questões e analisa suas respostas.

Confira no próximo post, cinco dicas para levar em consideração na hora de realizar o processo seletivo de novos candidatos.

A Genesys sabe dos enormes desafios que envolvem todos os aspectos ao gerenciar a experiência do cliente. Acesse o site para conferir as soluções desenvolvidas pela empresa e saber mais.

Com Provide Suport

Compartilhe: