Como otimizar a experiência do cliente no setor de seguros

A relação negócio-consumidor está se transformando de muitas maneiras e isso se intensificou nos últimos anos. A era do consumidor está trazendo uma mudança profunda na forma como o setor de seguros lida com seus clientes.

A mudança mais significativa tem sido na comunicação, que agora se transformou em um diálogo e não mais um monólogo onde o prestador de serviço fala e o consumidor apenas escuta. A facilidade de ter diversos canais à disposição faz com que os consumidores possam se comunicar mais facilmente com as marcas.

Diversas tendências trazidas pela tecnologia ajudam a otimizar a experiência do cliente e mudar a maneira como as empresas abordam essa experiência.

Adote um novo modelo de comunicação

O modelo de comunicação padrão já não é mais o mesmo. As marcas estão aprendendo a lidar como essa nova maneira de comunicar que tem o cliente como foco central de todas as mudanças. Os investimentos em inteligência artificial (AI) aumentaram em 2017, e deram margem para melhores experiências do cliente com jornadas cada vez mais personalizadas. Também é possível combinar o poder da Internet das Coisas (IoT) com um ambiente em nuvem e sensores que servem de dados, aumentando a variedade, o volume e a velocidade das informações.

As interações com os clientes agora são focadas em uma comunicação bidirecional significativa entre marca e consumidor, que como toda relação de valor, é construída ao longo do tempo. É a era do relacionamento interativo.

Por isso é preciso investimento em tecnologias que proporcionem interações mais proativas e preditivas. E o toque humano é essencial para criar experiências do cliente excepcionais.

Domine o básico

Ter uma base no lugar é pré-requisito para a introdução de novas tecnologias. Primeiramente é preciso pensar no porque de se introduzir novas tecnologias ao seu negócio e se isso realmente vai ajudar. Não adianta adotar todas as tendências só porque estão na moda. É preciso estudar bem a implantação de uma nova ideia.

Às vezes a solução ideal pode ser algo tão simples quanto à introdução de um programa piloto ou a adição de mensagens como um canal de comunicação, ou ainda a reparação de processos quebrados antes de automatizá-los.

Para realmente otimizar a experiência do cliente é preciso explorar as competências essenciais, dominando o básico e fazendo melhorias que simplifiquem essa experiência de maneiras que podem ser rapidamente dimensionadas.

Agir é a chave para o sucesso

Pode soar simples, mas o a chave para o sucesso é agir. Antecipar novos desafios e trabalhar para minimizar ou mitigar futuros problemas pode ser o segredo para gerenciar de maneira satisfatória. Para realmente otimizar a experiência do cliente é preciso tomar o controle da situação e saber qual o melhor momento de adotar novas tecnologias, ou simplesmente não esperar pela próxima tendência. Ser proativo com relação ao seu cliente e coloca-lo no centro das tomadas de decisão vai te ajudar é escolher o que é melhor para o seu negócio e para o seu consumidor.

Saiba mais sobre o que são as comunicações proativas baixando o whitepiper da Genesys.