Comunicações proativas para o setor de seguros melhoram a CX

Compartilhe:

Comunicações proativas para o setor de seguros melhoram a CXAs comunicações proativas são importantes para melhorar a experiência do segurado ao longo de diferentes momentos do seu ciclo de vida. O motivo? Elas ajudam a seguradora a manter esse cliente bem informado, aumentam as taxas de satisfação e são eficientes na hora de construir relacionamentos de longo prazo – um dos grandes desafios da área de seguros.

Contudo, elas podem exigir um trabalho alinhado de diversos departamentos da seguradora e, não raro, uma otimização do back office também. Conheça algumas medidas eficientes!

Follow up para registrar oferta

O follow up é uma boa estratégia na lista de comunicações proativas e ajuda a dar continuidade ao relacionamento comercial, principalmente logo após o primeiro contato por telefone. Nesse caso, envie ao cliente um follow up completo, confirmando os valores da cotação, especificando as ofertas especiais e listando os incentivos que a seguradora pode oferecer. A medida é eficiente para aumentar as taxas de conversão de leads e manter a empresa em uma posição altamente competitiva no mercado. Para isso, é necessário uma equipe de vendas afiada e a otimização do back office.

Acompanhe o cliente durante a revindicação de cobertura

O processo de reivindicação de cobertura é delicado para o cliente, que pode se deparar com situações complexas de envio de documentos e prazos a serem cumpridos. Assim, a dica é mantê-lo atualizado de todas as ações que ele precisa tomar, passo a passo. Essa medida simples aumenta a satisfação do consumidor, reduz riscos e pode economizar tempo para ambos os lados por tabela. Isso, claro, pode demandar a otimização do back office e uma boa gestão da carga de trabalho da equipe de atendimento.

Aposte nos lembretes de pagamento

Impulsionar pagamentos antecipados e minimizar as contas inadimplentes. Esses sãos os objetivos dos lembretes de pagamento – uma estratégia de comunicação proativa que pode ser realizado por e-mails programados, SMS, contato por telefone, entre outros.

Confirme pagamentos automáticos

O número de clientes que prefere pagamentos automáticos por débito em conta não para de crescer. Nesse caso, confirmar a operação é um modo eficiente de estreitar a relação com o cliente e também uma boa oportunidade para agradecê-lo.

Avise sobre a hora da renovação

Com a correria do dia a dia, há grandes chances do seu cliente não notar que seu seguro venceu. E pior – ele pode se dar conta de que não está sendo assistido em um momento de extrema necessidade. Sendo assim, quando chegar a hora do cliente renovar o contrato, apostar no envio de lembretes aumenta as taxas de renovação.

Ofereça novas oportunidades na renovação

Oferecer serviços adicionais no lembrete de renovação é uma oportunidade de venda casada que não deve ser desperdiçada. Porém, os serviços a serem oferecidos devem estar relacionados às necessidades previamente identificadas desse consumidor. Para isso, o histórico do cliente deve ser amplamente conhecido por meio de uma plataforma integrada. A Genesys permite compreender o contexto e o motivo do contato, aplicar o conhecimento, o histórico da conta e as melhores práticas para resolver o problema.

Melhorar a CX pode exigir outras capacidades da plataforma de experiência do cliente difíceis de identificar à primeira vista. Para saber mais sobre o assunto, conheça o E-book da Genesys As cinco capacidades que deve ter uma plataforma de experiência do cliente.

Compartilhe: