Conheça 5 tendências em experiência do cliente digital no setor de seguros

O setor de seguros é um dos que menos investe em tecnologia no país. Estudo da DOM Strategy Partners, mostra que o setor investe apenas 5% do faturamento, enquanto o setor bancário investe 14% em tecnologia. Ou seja, há muito o que se investir, ainda, para que as seguradoras abracem a transformação digital.

Ainda que engatinhando, a tecnologia chega ao setor de seguros para simplificar processos, antever riscos e melhorar a experiência com o cliente. Para isso, as seguradoras precisam rever processos e se adapta a uma nova realidade, em que os clientes exigem menos burocracia e mais agilidade para terem suas solicitações respondidas.

E essa cobrança por mais agilidade, apesar de ser comum em todas as indústrias, mostra um desafio a mais para as seguradoras, já que o cliente, normalmente, só entra em contato quando precisa lidar com um sinistro. E, também, é exatamente neste ponto que a burocracia se faz mais presente.

Tecnologia para facilitar a vida do segurado

O tempo em que o segurado dependia do corretor de seguros está ficando no passado. Hoje, o cliente tem acesso a quase todas as informações que precisa em aplicativos e sites disponibilizados pelas seguradoras, mas ainda é necessário que as empresas capacitem seus corretores e pessoal de marketing para lidar com essa nova realidade. Da mesma forma, é preciso integrar todos os canais e, assim, focar na entrega da melhor experiência ao cliente.

Tendências

As empresas do setor precisam abraçar uma estratégia omnichannel se desejarem buscar alternativas para atender ao que o cliente espera. A transformação que devem enfrentar baseia-se na utilização de ferramentas que permitam redesenhar produtos e entregar uma experiência inesquecível ao cliente. Mas há algumas tendências que merecem ser vistas com mais atenção:

– Oferecer uma experiência personalizada ao cliente

Manter o foco no cliente. Desde os princípios do negócio até atender as expectativas do cliente. Investir no autoatendimento, aplicativos e sistemas de inteligência artificial que analisem as novas experiências dos clientes e permitam que a empresa faça ofertas personalizadas em tempo real.

Agentes virtuais e humanos em sintonia

O crescente uso de chatbots para o atendimento ao cliente é um caminho sem volta. O agente virtual inteligente permite responder às dúvidas dos cientes e fornecer informações sobre produtos e serviços. No caso de uma solicitação mais complexa, o atendimento é transferido para um agente humano, que deve ter acesso rápido às informações do cliente e de todas as interações feitas anteriormente.

Novas tecnologias

Fazer investimentos em novas tecnologias. Explorar as plataformas digitais, assistentes virtuais, chatbots e inteligência artificial.

Análise de dados

Incrementar os investimentos no gerenciamento de dados, big data e análise preditiva. Com um mundo de dados à disposição, as empresas de seguros precisam saber analisá-los para entender o que o cliente espera e deseja.

– Seguros baseados em uso (pay-as-you-drive ou pay per use policy)

Especificamente para o setor de seguro auto, baseia-se em dispositivo instalado no veículo que permite o monitoramento de seu uso (quilômetros percorridos, qualidade de condução, etc) para estimar o valor do prêmio.

Atualmente, os clientes interagem com as empresas por diversos canais, mas desejam apenas uma coisa: a melhor experiência. Para saber como entregar a melhor experiência ao seu cliente, a Genesys produziu o e-Book O Guia do Omnichannel Customer Engagement, confira.