Customer journey: transforme dados em insights para o seu negócio

Compartilhe:

Pela primeira vez na história, as empresas têm acesso a dados e ferramentas técnicas para se envolverem com seus consumidores em interações um-a-um (one-on-one) e fazer de 2015 o ano da customer journey. O consumidor passa a ser, literalmente, o centro de tudo. Para isso, é preciso aproveitar o poder das ferramentas tecnológicas e dos vários pontos de contato para recolher informações preciosas e criar percursos altamente personalizados, que literalmente encantem os clientes e os façam querer ficar. Mas como embarcar nessa viagem com o pé direito?

Não tenha medo de inovar

Conectar-se com o cliente por meio de múltiplos canais e pontos de contato é a primeira e principal dica. Para isso, não tenha medo de testar novos canais sociais e ver o que funciona melhor para o seu público-alvo e o que deve receber mais investimentos. Considere, inclusive, as oportunidades one-on-one com mensagens em aplicativos e chat. Afinal, dispositivos e produtos conectados são a última fronteira de envolvimento das empresas com seus clientes e podem se materializar em boas oportunidades de negócio.

Conheça o seu cliente como nunca antes

Com tudo e todos se conectando, as empresas têm a oportunidade de coletar dados sobre o comportamento do cliente. O truque é transformar esses dados em insights que podem fornecer uma melhor experiência de compra para o cliente e impulsione o sucesso do negócio para novos patamares. E melhorias na tecnologia de dados ajudam a encontrar os caminhos mais eficientes e atraentes para que a trajetória do consumidor seja bem-sucedida.

Com as mídias sociais, podemos ainda acompanhar em tempo real como os clientes estão respondendo a um evento ou um lançamento de determinado produto ou campanha, por exemplo. Assim, é possível avaliar o impacto nos negócios de cada campanha realizada desde o primeiro telefonema.

Compartilhe: