Entenda por que a análise de dados é a chave para o sucesso omnichannel

Compartilhe:

O marketing omnichannel é um trabalho em equipe, se trata de usar vários canais em prol de um único objetivo: entregar uma experiência unificada ao cliente. Apesar de alguns canais parecerem ser mais efetivos que os outros, o que garante o sucesso da experiência omnichannel é a união de todos eles.

Os profissionais de marketing frequentemente citam os benefícios do omnichannel, mas deixam de lado a análise de dados e os insights responsáveis pelo seu sucesso. As empresas estão se dando conta do valor estratégico de seus dados internos associados à inteligência de mercado externa para tomar decisões, mas muitas ainda enfrentam o desafio de entender onde aplicar as informações.

Os consumidores estão gastando boa parte do seu tempo em mídias sociais. Com o declínio da mídia tradicional e o aumento da integração social por meio dos canais digitais, as redes sociais são um método garantido de alcançar consumidores.

Veja como os dados de omnichannel ajudam profissionais a traçar estratégias de marketing:

Identidade digital

O perfil dos consumidores nas redes sociais são suas identidades. Não importa qual canal seja (Pinterest, Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat), é por meio dos perfis que se verifica a identidade dos clientes e se estabelece uma presença nos canais digitais. Fazendo isso com o uso de dados de pesquisas de público, é possível entregar mensagens relevantes e personalizadas em qualquer canal – a chave para o sucesso omnichannel.

Medição

É preciso que haja métricas unificadas. A jornada do cliente não é mais uma linha reta, com cada canal desempenhando um papel específico. Métricas unificadas são a única maneira de comparar verdadeiramente a performance dos canais. Elas dão ao marketing uma visão ampla crucial para se certificar de que seus esforços são eficientes.

Sintetizando dados próprios e de terceiros

Dados próprios são as informações que a empresa já tem, como dados transacionais e registros de e-mail. Dados de terceiros, por outro lado, mostram o que acontece fora da organização, como informações sobre o que o consumidor faz no seu tempo livre. Separadamente, esses dados são úteis, mas, combinados, são ainda mais poderosos.

Habilidade de ação

O marketing não precisa de mais dados, pois já tem o suficiente. No entanto, é necessário ter os dados certos, a partir dos quais análises úteis podem ser extraídas para dar origem a planos de ação.

A Genesys fornece um conjunto completo de ferramentas de relatórios e análises avançadas. O Genesys Customer Experience Platform oferece um universo predefinido de opções de relatórios e análises para melhorar a gestão em tempo real do contact center e seus recursos, unificando informações e oferecendo visibilidade e poder de decisão sobre todas as operações por meio de um aplicativo baseado na web.

Com Biz Community

Compartilhe: