Mobile moving consumers e Mobile Computing

Compartilhe:

Mobile moving consumers

A maneira com que nos relacionamos, nos comunicamos, aprendemos, buscamos informações, fazemos promoções de produtos e serviços e atendemos nossos clientes é, hoje em dia, altamente influênciada pelos novos canais de comunicação e, particularmente, pelos canais sociais e móveis.

Quando pensamos na forma como consumimos produtos e serviços, hoje, também somos influenciados pelas redes sociais. Desde a decisão de compra, consultando opiniões de outros consumidores, blogs e fórums que são cada vez mais comuns, até a forma como adquirimos esses produtos e o suporte que recebemos durante todo o processo.

O mundo móvel veio expandir de maneira exponencial o alcance do mundo social.

E é aqui que eu gostaria de parar e analisar o tema com maior atenção.

Mobile Computing (ou computação móvel) é um conceito, ou melhor, uma realidade que se converteu no motor que fez com que todo o mundo das redes sociais, bem como muitas das novas tendências, tanto em comunicação como das coisas que fazemos no dia a dia, não só se mantenham, como também tenham maior relevância na influência em nossas vidas.

Mas olhemos um pouco para o passado e analizemos como chegamos onde estamos nos dias de hoje no mundo móvel.

A transição para a computação móvel passou por várias ondas de desenvolvimento e inovação. Na primeira onda, vieram os mainframes, que praticamente não nos davam liberdade para desenvolver e realizar nossas próprias tarefas. A segunda onda trouxe os mini computadores, que, por sua vez, deram lugar à terceira onda com o primeiro computador Desktop catapultando o desenvolvimento massivo de aplicações e funções que nos facilitaram as tarefas diárias. Finalmente, uma quarta onda trouxe o computador pessoal (PC) com acesso à internet que, como sabemos, veio realmente revolucionar tudo o que fazemos desde os estudos das crianças, até o mercado do trabalho e a economia.

Estabelecendo a conexão

Entenda como tudo isso se conecta ao mundo do atendimento ao cliente e da experiência de serviço do cliente.

Mobile Computing está forçando as empresas voltadas para o consumidor a estabelecerem uma conexão direta com seus clientes através de aplicativos móveis. Porém esta conexão direta através de aplicativos não é apenas para fornecer produtos ou serviços, mas é também uma grande oportunidade para mudar e até melhorar a experiência de serviço do cliente.

Compartilhe: