Principais tendências do e-commerce em 2018 para ficar de olhoUm dos momentos mais aguardados por todo o e-commerce, a Black Friday, já ficou para trás em 2017. Isso significa que o ano está chegando ao seu final. É hora de analisar os dados recolhidos esse ano e formular novas estratégias para o ano que vai começar.

Pode-se dizer que 2017 foi um ano de muita aprendizagem para o comércio. Não há mais margem para erros. Acompanhar as mudanças do mercado e adotar novas tecnologias é essencial para a sobrevivência do negócio. A tendência no varejo – que tem sido modelo na experiência do cliente para outros setores – é oferecer serviços perfeitos.

Como em todo fim de ano, vamos fazer uma lista das principais tendências do e-commerce para ficar de olho em 2018 e te ajudar a se preparar para o que está por vir. Dentre elas estão à integração dos canais de comunicação com o cliente e oferecer conteúdos mais interativos aos usuários. Se atentar a tudo que melhore a experiência do usuário é essencial para começar o ano novo com o “pé direito”.

O omnichannel precisa de uma integração consistente

Os clientes têm diferentes canais para realizar suas compras. Hoje, o consumidor utiliza diversos dispositivos para fazer a compra e espera que os canais trabalhem de forma integrada para que a navegação aconteça de forma consistente.

No próximo ano, os varejistas precisam reimaginar a jornada do cliente, adotando tecnologias que estabeleçam equilíbrio entre sua linha de frente e seus departamentos administrativos. O desafio maior é encontrar tecnologias que deem suporte a paisagem imediatista de hoje. O investimento na uniformidade dos canais é o caminho para aprimorar a experiência do cliente.

Não subestime o poder de um e-mail

O envio de e-mails com mensagens promocionais ou apenas amostra de produtos personalizados, com base nos últimos interesses do cliente, tem sido incrivelmente eficientes para levar clientes ao site. As empresas devem se preparar para investir cada vez mais no e-mail como um canal seguro e direto para que os clientes realizem suas compras.

O e-commerce precisa trabalhar o marketing constantemente

Atrair o cliente é importante, mas custa caro. É mais vantajoso para as marcas investir na fidelidade do consumidor e contar com o reforço do marketing boca a boca para atrair novos clientes. O investimento em publicidade é uma necessidade cada vez maior para o e-commerce, e as despesas com essa área continuaram a aumentar. Porém o retorno promete compensar os gastos adicionais com esse departamento. O e-commerce precisa investir no engajamento do cliente com a sua marca.

Entrega relâmpago

A facilidade e a praticidade das compras online, mais a conveniência da entrega rápida tornam o consumidor do e-commerce cada vez mais exigente. Acostumados com ótimas experiências de compra, os clientes exigem das empresas investimentos na entrega de produtos cada vez mais rápida. Tornar a experiência da compra o mais intuitiva possível. O consumidor está se acostumando a um padrão de entrega próximo ou no mesmo dia. Dar ao cliente o que ele deseja é o mínimo para alcançar a sua fidelidade.

Você sabe o que são as comunicações proativas? Baixe agora o whatepaper da Genesys e descubra como otimizar a experiência do cliente na sua empresa.